Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, nascido em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, inteior da Jamaica. Foi um cantor, guitarrista e o mais conhecido compositor de reggae de todos os tempos. Casado com Rita Marley - mãe de 4 dos filhos de Bob, que teve 12 - teve uma infância difícil pois era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m), isso o ajudou a ter uma personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.
Bob é mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo The Wailers, que incluía Bunny Wailer e Peter Tosh. A maioria do trabalho de Marley foi produzido no Studio One, mas o relacionamento com o estúdio deteriorou devido a questões financeiras. O trabalho dele foi responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica e com No Woman, No Cry em 1975 ele ganhou fama internacional.
Bob deixou a Jamaica em 75 e gravou na Inglaterra os álbuns Exodus e Kaya (também foi preso pela posse de um cigarro de maconha). Lançou a música Africa Unite em 79 e foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe em 1980.
Sua morte foi causada por uma infeccção na sua perna, ele precisava de uma transfussão de sangue, mas sua religião não permitia a transfussão então ele morreu por infeccção.
por Bruno López,
Estagiário em Mídias Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário