sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BissDica: Construção - Chico Buarque

Brasil, 1971, governo do general Emilio Garrastazu Médici.
Chico volta do exílio na Itália e lança o LP "Construção". E foi a música que deu título ao disco, quarta faixa do lado A do vinil original.
A música trata de uma crônica sobre a vida e a morte de um operário já, que na época o setor da construção era um dos que mais se expandiam, entretando os operários ganhavam pouco e trabalhavam muito, e acidentes erram coisas corriqueiras.

Chico Buarque então critica o sistema, já que a situação do operariado era consequência das ações do governo. As estrofes dessa música se repetem 3 vezes e vão perdendo o nexo cada vez que isso acontece mostrando a demência do peão ao beber a cachaça.



A pergunta é: O trabalhador teria morrido devido a condições precárias de trabalho ou teria se suicidado por não aguentar mais a situação em que vivia?

Claro que tudo isso não seria tão fantástico sem o arranjo sinfônico de Rogério Duprat. Os instrumentos começam simulando ruídos como buzinas e prédios em construções, ao tempo em que a música passa a canção fica parecendo algo demente e completamente caótico.
Essa música é a marca de um verdadeiro gênio da música, levando em consideração que ela ainda é referência até hoje para se entender um período escuro da sociedade brasileira.

A letra da música você pode conferir clicando aqui

por Bruno López,
Estagiário em Mídias Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário