Os primeiros aparelhos que reproduziam a imagem do movimento, foram construidos com base do fenômeno da persistência retiniana - descoberto por Peter Mark Roger -. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esses aparelhos.
Fenacistoscópio: Criado em 1832 pelo belga Joseph-Antoine Plateau, o aparelho era formado por um disco com várias figuras desenhadas em posições diferentes. Ao girar o disco, elas adiquiriam movimento, nada mais era do que uma rápida sucessão de desenhos diferentes, criando a ilusão de que um único desenho se movimentava.
Praxinoscópio: Inventado pelo francês Émile Reynaud em 1877, era um aparelho que projetava na tela, imagens desenhadas sobre fitas transparentes. A multiplicação das figurias desenhadas e uma lanterna de projeção, possibilitavam a realização de truques para dar ilusão de movimento.
Cinetoscópio: Inventado pelo norte-americano Thimas Edison. Esses filmes não eram projetados em uma tela, mas no interior de uma máquina - o cinetoscópio - o que permitia que só uma pessoa pudesse ver as imagens por vez.
Cinematógrafo: Inventado pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière a partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio. Movido a manivela e utilizando negativos perfurados, substituindo a ação de várias maquinas fotográficas. O cinematógrafo torna possivel a projeção das imagens para o público.
por Bruno López,
Estagiário em Mídias Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário