quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bikes Brancas - Democracia, Coletividade, e Paixão pela 7ª arte!

Bom dia galera! Hoje com vocês eu deixo aqui uma materia escria por P.A. Nogueira, diretor de produção e platô em Curitiba. O Cara atua no audiovisual desde 1999 e hoje ele divide aqui uma história sobre o curta "Bikes Brancas – Democracia, Coletividade, e Paixão pela 7ª arte" que foi produzido para o movimento em Curitiba chamado Voto Livre. Confiram:

P.A. - "Um cenário às vezes improvável se formou em torno do projeto Bikes Brancas. O diretor havia escrito um roteiro de curta, crítico, baseado em um ideal lançado pelo movimento holandês dos anos 60 conhecido como PROVOS. Esse roteiro passou por algumas mãos até chegar aos organizadores do movimento em Curitiba e eles curtiram, disseram que era justamente o que eles queria transmitir, mas não tinham um tostão..."

"...O diretor não se incomodou nem um pouco com aquilo e disse que o faria. O prazo era de 10 dias. No mesmo dia, ele entrou em contato comigo, dizendo que ia rolar o filme, sem grana, e me perguntou se eu estava dentro. Não recusei e no dia seguinte foi reunida toda a equipe inicial de produção do filme, eu cheguei atrasado, mas com a feliz notícia de que todos que estavam ali toparam a empreitada. DE GRAÇA. De graça? É de graça..."



"...Não tínhamos câmera, nem diretor de fotografia. Não tínhamos sound designer e nem compositor de trilha. E o elenco? Ora, família e amigos são para quê? Arrumei: diretor de fotografia, câmera, produtor de áudio e sound designer, um músico para compor a trilha. Todos meus amigos, todos profissionais e todos caros. Consegui também equipamento de movimento e para isso tive que desembolsar 200 reais. As demais pessoas arrumaram carros para nosso transporte, organizaram o elenco, trouxeram o figurino, teve até making off..."

"...Mas o que motivou essas pessoas tirarem um sábado típico de descanso, para trabalhar debaixo de um sol escaldante e carregar peso sem ganhar absolutamente nada? Nada? Errado. Todos ganhamos muito. Antes de mais nada existe uma coisa chamada espírito coletivo. A idéia era ótima, a proposta estética impecável, o motivo mais ainda “cidadania” Nenhum de nós tem dinheiro sobrando, mas acredita em alguma coisa, tem fé na vida, tem fé nas pessoas, tem amor pelo que faz. O resultado não poderia ser outro. Um ótimo filme com uma mensagem simples: Vote em idéias, não em pessoas."

por Bruno López,
Estagiário em Mídias Sociais

Um comentário:

  1. Fiz esse trabalho com muito amor. Assim como todos abaixo na ficha técnica. Agradeço à Bárbara e o Marcelo, amigos e parceiros muito queridos por publicar esse material que fizémos com tanto amor.

    VÁ DE BIKE!
    Roteiro e Direção: Thiago Prestes
    Fotografia: Fernando Aguiar (Fefeco)
    Produção Executiva: P.A. Nogueira
    Coordenação de Produção: Mari Zanicotti e Muga
    Locação: P.A Nogueira e Thiago Prestes
    Figurino: Adri Vaini
    Produção: Paula Saltini, Flavia Budola, Leonardo Albano
    Trilha Original: Fabio Abujamra
    Sound Design: Rodrigo Janizewski (Audio Nuclear)
    Maquinária: P.A. Nogueira
    Assis. de Fotografia: Gliciara
    Montagem e imagens adicionais: Beto Varella
    Color: Ricardo Jug
    Elenco: Fernando Oliva, Muga e Thompson (the dog), Mari Zanicotti, Leonardo Albano, Thiago Prestes, Dilene Rodrigues Prestes, Beto Varella, Eduardo Bernardi, Moises Prestes, Antenor Prestes
    Agradecimentos: votolivre.org, Movimento Cinematografia Digital, Temple Frame, Rafael Budolla, Costa Rebelo, Junior Baggio


    Bjs e Abs - P.A. Nogueira

    ResponderExcluir