quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os muitos significados de SER produtor - O Gerente de Produção

por, P.A. Nogueira,
Diretor de produção e Platô 

Um “cargo” pouco usado ou conhecido, pelo menos por esse nome, é o gerente de produção. Gerente de produção, normalmente se aplica mais ao cinema, sendo que em algumas produtoras de publicidade também exista. Essa função é muito específica, usualmente é um funcionário fixo, com salário pré-determinado e que está envolvido diretamente em todos os projetos de uma produtora, e não em um projeto isolado. Trata-se de um cargo de confiança, onde é o gerente que contrata, por exemplo, os diretores de produção, e também é para ele que os produtores executivos se reportam.

Embora pareça uma função extremamente corporativa, ele também deve conhecer todos os processos de produção e ter amplo domínio sobre os recursos humanos. Cabe a ele também gerir a contabilidade de cada projeto, prestar contas junto ao financeiro e também tratar de relações com investidores, ou no caso da publicidade está sempre em contato com o atendimento, clientes e RTV’s.
Um dado final é que na maioria dos casos quem exerce essa função ou é sócio de uma produtora, ou é um funcionário de longa data.

Por essa semana é isso pessoal. Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário