terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pós-produção!

 Pós-produção como diz o nome, é a última etapa de um trabalho de uma produtora de vídeo. Nessa etapa o editor faz a montagem do filme bruto, passando depois para o finalizador. Parece muito simples e claro, mas não é bem assim.

Para um filme chegar ao resultado final seja ele comercial, seja ele cinema, várias horas de trabalho são despendidas. Na montagem todas as cenas são reunidas, assistidas pelo montador com ou sem a presença do diretor. Isso depende da forma de trabalho de cada um.
Começa agora o filme ser contado.
É na montagem que o filme vira filme. Dependendo da montagem, toda a narrativa pode ser alterada como, por exemplo, o Tropa de Elite 1 na qual a primeira montagem contava a história do “André” e no decorrer da montagem o diretor resolveu mudar toda a narrativa para o capitão Nascimento, trocando somente a locução OFF.

Para que se tenha uma boa montagem, uma boa direção e uma boa produção são essenciais. Montador não faz milagre. Esse período de montagem para cinema varia em torno de 7 meses a 1 ano, mas tudo isso depende, é claro.
Depois dessa parte é que entra o finalizador. O finalizador nada mais é a pessoa que vai fazer todo o color, manipulação das cenas, efeitos visuais, 3D etc. Mas nem tudo isso é realizado pela mesma pessoa. Numa produtora existem setores para cada uma das etapas.

Só depois de todas as etapas da finalização serem concluídas é que o filme vai para o sound designer. Todos os sons e efeitos sonoros são inseridos para depois serem mixados e só aí finalizar o filme.
Da gravação à finalização a espera é de no mínimo 2 anos aproximadamente, claro que tudo isso depende do que se trata o filme.
Bom, espero que tenham entendido a explicação meio “por cima” das etapas da pós-produção.

Uma boa semana a todos e fiquem com Deus.

por Samuca Teixeira,
Coord. de Ilha / Montagem / Finish

Nenhum comentário:

Postar um comentário