terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Editor. Está certo este nome?

Primeiro post do ano e como de praxe, nada melhor do que começar com um FELIZ 2011 a todos.

Começando o post, o que é ser um editor de vídeo? Falando claramente, editor de vídeo é quem edita vídeo, ok? Mas “editor” não é somente um apertador de botão ou operador de Premiere, After Effects e 3D, muito menos o nome que se rotula todas as pessoas que trabalham nesta área.

Para entender melhor vou comentar as etapas de edição. Montador é quem monta as cenas brutas, passado depois para o finalizador ou finish. Na parte de finalização estão os VFX (efeitos visuais 2D, 3D e manipulação das cenas ), colorista e o sound designer. Neste caso, o nome “editor” fica muito vago... se bem que existem editores.

Todo o processo de montagem, finalização e efeito sonoro pode-se dizer que é uma arte. Como o Marcelo Biss sempre fala, é como se fosse um artista plástico usando um pincel. Vai trabalhar toda a plástica do filme. Quem não é “artista” ou não entende o conceito nem tem a percepção, esse sim pode ser chamado de “editor”.
Na minha área de finish é imprescindível que a pessoa tenha uma boa direção de arte. Não a direção de arte de cena que uma é coisa totalmente diferente de direção de arte “publicitária”. É como se precisasse fazer um “layout” ou peça gráfica.

Precisa ter os conceitos de cor, para que elas servem, diagramação de texto, escolha de uma tipologia adequada para cada material a ser trabalhado, tratamento de imagem que consiste em correção de imperfeições e no tratamento de cor. Estas são as etapas básicas para uma boa finalização. Puramente feeling ou bom gosto, como preferir.
Como trabalhei por 4 anos em agências de publicidade como diretor de arte e  ser publicitário, é muito fácil pra mim, ter toda esta bagagem, toda esta visão. Tenho ainda um caminho imenso para percorrer, mas já dei uns bons passos.

E quem nunca trabalhou nesta área? Como Fazer? Uma boa dica é: REFERÊNCIA. Assista a comerciais publicitários, filmes, vinhetas... resumindo, TUDO.

Sempre que alguma coisa lhe chamar a atenção é porque tem alguma coisa de diferente do que você já viu.
Então tente entender do que se trata. Qual o motivo do efeito que foi aplicado, da cor escolhida para cena, da fonte sem serifa e arredondada e da não serifada e quadrada. Analise o filme com o olhar crítico e não de um simples telespectador.
Se você trabalha com edição e tiver o mínimo de conceito citado aí em cima, com certeza não vai ser chamado de “editor”.

Uma ótima semana a todos e fiquem com Deus.

por Samuca Teixeira,
Coord. de Ilha / Montagem / Finish

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