Olá pessoal! Hoje seguiremos em frente com a série de artigos sobre a tomada de decisões.
Como havia falado na semana passada, decidir é crítico, e decidir sem muito tempo hábil para isso é mais crítico ainda. Também havia indicado que compartilharei experiências que deram certo e errado, e hoje já começo com uma que deu errado, muito errado. Por questão de respeito às empresas que presto serviços, obviamente não revelarei qual foi. Aqui não é tablóide.
Pouco mais de um ano atrás, fui contratado para uma produção em que seria necessário acumular funções. Trabalharia com um diretor que já havia trabalhado antes e além, somos amigos. Recebido roteiro, concordei com o diretor que seriam necessárias 4 diárias e bem apertadas, e nos deram apenas 3. É aí que cometi um dos meus maiores erros.
Conhecia o cliente, o local que filmaríamos e também sabia a dimensão que teria a equipe. A equipe era enxuta demais, e o trabalho, grande demais. A equação: verba, recursos humanos e prazo, não fechava, mas decidi produzir, foi uma escolha minha.
Convoquei uma reunião, mas não era de pré-produção. Fiz uma análise sobre as condições da realização do trabalho, e disse que teríamos problemas. Minha opção mais coerente seria recusar o trabalho, mas não o fiz.
Bem, ao final de 3 diárias de 20 horas de trabalho, não tínhamos o material filmado que seria necessário, pois era de fato impossível. O lugar era enorme, não tínhamos parque de luz para filmar a noite, ou seja, uma tragédia. Cliente insatisfeito e eu sabatinado sobre a razão do insucesso.
É aí que entra o raciocínio. Mesmo aceitando o trabalho, e ter acontecido o que era mais do que previsível, eu havia feito um relatório POR ESCRITO. A produtora aceitou fazer o trabalho, decidindo da mesma forma que eu. Resultado, a empresa se viu obrigada a dar mais 1 diária com a estrutura solicitada pelo diretor e também por mim, e eu, trabalhei mais 1 dia, só que sem cachê.
Fica a pergunta, isso dá lucro? Pensem todos vocês, empresários, prestadores de serviços e fornecedores de insumos. Decisão ruim é prejuízo na certa e prejudica a cadeia produtiva.
Até a próxima semana!
por P.A. Nogueira,
Dir. Produção e Platô
Nenhum comentário:
Postar um comentário