quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A produção e a tomada de decisões - 3

Olá pessoal! Continuamos hoje com mais um artigo sobre a tomada de decisões.

No último artigo, apresentei uma situação na qual uma seqüência de decisões erradas provocou prejuízos. Hoje, colocarei uma situação, onde boa gestão e boas decisões geraram redução de custos e otimização de processos em toda a cadeia de produção.

Uns poucos anos atrás participei de um projeto com contrato de longo prazo e produção de 1 episódio por semana.

Já havia mais de 1 ano que o projeto estava sendo executado, e no mesmo passaram cerca de 7 produtores antes da minha chegada.

Para o trabalho funcionar bem, não foi difícil. As primeiras medidas tomadas foram a uniformização do tráfego de informações e documentos, criação de uma conta Google groups com um e-mail operando como central de informações em tempo real, que abrangia desde a pesquisa de produção até a ilha de edição. Essa medida economizou de cara 30% do tempo gasto em todos os processos.

A 2ª medida, foi uma avaliação e realocação da verba de produção. Ela parecia escassa por que era mal administrada e mal distribuída entre várias pessoas, além do mecanismo de prestação de contas estar falho. Estabelecí parâmetros e centralizei a aplicação da verba. Foi possível um corte de quase 50% na verba utilizada, e ainda uma melhora na qualidade da infra-estrutura de alimentação das equipes externas. Além disso, o excedente gerado pela economia e pelo planejamento, geraram capital de reserva para aquisição de bens duráveis, que também facilitaram a otimização dos processos na cadeia produtiva.

Como gravar externas é complicado, pois dependemos do tempo, foi possível destinar uma parte da reserva de verba para a contratação de equipes de suporte em caso de necessidade.

Por fim, a união desses fatores permitiu que o material, que era apresentado sempre aos sábados, ser apresentado 1 dia antes e assim ganhando tempo para mais ajustes e economia de horas extras, além disso, a consolidação das informações que chegavam até a ilha em uma pasta de processo, e as fitas gravadas de cada episódio, passaram a ser adiantadas em 3 dias, e atualizadas diariamente. Antes essa pasta era fechada 2 dias antes da apresentação do material, e as fitas entregues 3 dias antes em um único bloco.

Tomei todas as decisões mais impopulares possíveis, cortei gastos desnecessários, melhorei a qualidade do trabalho, e com isso tive muitos problemas e dores de cabeça.
Mas a consciência das decisões coerentes não tem preço. Trabalhei duro e cumpri com a responsabilidade que assumi.

Até a próxima  semana!

por P.A. Nogueira,
Dir. de Produção e Platô

Nenhum comentário:

Postar um comentário