quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A produção e a tomada de decisões - 5!

Olá pessoal!

Espero que essa série de artigos esteja colaborando para a revisão de suas decisões. Hoje vamos ao e último artigo desta série.

Essa semana vamos falar de um outro aspecto importante, as decisões estratégicas. No decorrer dos artigos, vim falando sobre decisões condicionadas a fatos, situações diversas e adversas e também em relação aos recursos humanos.


Devido ao tempo de muitos trabalhos serem curtos demais, às vezes tomamos decisões que nem nos damos conta, pois são praticamente automáticas. Na verdade, muitas dessas decisões são reações, vinculadas à experiências anteriores. Isso não é propriamente ruim, uma vez que possuindo algum conhecimento reagimos aos estímulos quase instintivamente em função do acúmulo de experiências anteriores.

Ok. Funciona na maioria dos casos, mas não em todos, muitas vezes lidamos com o novo. É aí que entra o papel das decisões estratégicas. Depois de ter recebido documentos e solicitações, feita a reunião de pré-produção, não tome nenhuma decisão imediatamente, mesmo que fiquem cobrando, não delegue nada, não solicite nada.

Reveja todo o conteúdo da reunião, analise as decupagens, compare a sua decupagem com a do diretor do filme, do diretor de arte e os equipamentos solicitados pelo diretor de fotografia. Tenha um plano geral do trabalho nas mãos. Saiba EXATAMENTE o que todos querem e precisam, não suponha nada, tenha informações concretas. Achismo é sempre um tiro no pé.

Depois dessa visão geral, é possível decidir. Decida por segmentos, oriente os recursos com pertinência, e administre o tempo de cada processo com base em informações confiáveis. Dessa forma você terá condições de reduzir muito os imprevistos, e estar a postos para outras necessidades no decorrer do filme.

As decisões bem pensadas evitam correria, desperdício de verbas, desgaste de equipe e horas a mais trabalhadas.

Até a próxima  semana!

por P.A. Nogueira,
Dir. de produção e Platô

Nenhum comentário:

Postar um comentário