terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Orientações fundamentais de tipografia para Motion Designers!
Hoje vou falar sobre um assunto muito complicado pra quem edita ou é diretor de arte.
Tipografia: Como usá-la? Qual fonte escolher? Com serifa ou sem serifa? Espaçamento entre as fontes?
Achei um site muito bom que aborda todas estas indagações e com certeza, pode ajudar e muito na sua composição.
Ao projetar para a tela, as pessoas tendem a subestimar a importância da fonte. Você estaria errado de pensar que os designers de impressão só tem de ajustar o Kern. É exatamente isso que separa os semipro de profissionais de alto padrão.
É uma mentira que os designers de movimento não tem de passar horas no ajuste e alinhamento da fonte.
Obviamente, não podemos levar à perfeição a tipografia, mas deve-se mostrar um senso de estética quando se trata de tipografia .
Vamos compartilhar com vocês sobre o que fazer e não fazer com a tipografia utilizada na animação.
Fazer e Não Fazer em Animação de Tipografia:
O que fazer:
Sem serifa - Usar essas fontes, quando a fonte que estiver usando não for facilmente legível. Como por exemplo em um calendário.
Com serifa - Essas fontes são mais difíceis de ler e comprometem o trabalho.
Tenha sempre em mente que você está projetando para a tela. Em oposição a obra impressa, o usuário pode facilmente redimensionar seu projeto de tela, e você com certeza não quer perder suas serifas devido à resolução da tela do usuário. Usando fontes sem serifa você mantém a legibilidade mesmo em tamanhos de fonte menor.
O que não fazer - O uso do falso itálico ou negrito falso, afinal de contas isso vai tentar simular o estilo da fonte, mas nunca inteiramente bem sucedido. E sim, na maioria dos casos, isso é perceptível.
O que fazer - Limitar-se a dois ou três fontes diferentes por peça de arte. Mais do que isso vai destruir o sentimento de um conceito claro. Esta dica é geralmente realizada como uma diretriz básica para a tipografia em qualquer meio de comunicação, independentemente se o seu projeto for de impressão ou de tipografia web design.
O que não fazer: tornar o texto orientado verticalmente a menos que você esteja alvejando um público que está acostumado a lê-los desta maneira. Especialmente em animação, é irritante e leva tempo para a maioria dos espectadores lerem, pois já estão acostumados a ler da esquerda para a direita.
O que fazer: kern da fonte. Um grande salto entre L e T, por exemplo. Use sua tecla Alt/Option em combinação com as teclas de seta para alterar o kerning entre as letras em qualquer produto da Adobe.
O que não fazer: usar Comic Sans ou Papiro. Não importa o quão engraçado que possa parecer. Nunca usá-las. Desde que a Microsoft lançou a Comic Sans em 1994, ela tem sido usada de qualquer maneira (não intencionalmente) possível.
Ela foi originalmente projetada para imitar letras de quadrinhos, e essa é a única ocasião na qual você deve pensar em usar isso. E mesmo assim, é melhor escolher outra fonte.
O que fazer: usar uma grade para alinhar os elementos de sua fonte. Relacioná-las umas às outras em tamanho e posição e certifique-se se os espaços entre elas são iguais ou seguem o mesmo padrão. Use o tracking e leading para trazer o espaçamento com perfeição.
Resumindo: Não olhe para a fonte como se fosse um "must", mas sim, vê-la como mais um elemento gráfico poderoso que não só ajudará a transmitir a sua mensagem e informação, mas também servirá como apoio visual de impressão global.
Espero que tenham gostado e que tenha servido para alguma coisa.
Até a semana que vem e fiquem com Deus.
Fonte: http://sixrevisions.com/resources/typography-guidelines-motion-designer/?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
por Samuel Teixeira,
Coord. de Ilha / Montagem / Finish
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário