segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fazendo a diferença - Contratempo!

Olá pessoal!

Em nosso projeto, a Biss filmes & Coisas, o discurso sempre foi fazer a diferença. Entendendo fazer diferença como: fomentar o mercado cultural de maneira que o público tenha acesso a ele. Como fazer? Essa é a questão.


Dirigi a fotografia do curta Contratempo. Levamos, entre construção de cenários e finalização, 10 dias e o material foi veiculado na Globo (RPC TV) Paraná.

Funciona assim: a emissora exibe um curta por semana aos domingos após o Fantástico e a verba destinada para cada produção é de 20 mil reais. Pouco dinheiro, mas dinheiro que é oferecido pela própria TV para estimular a produção local de curtas em sistema HD. Nós gastamos exatamente 20 mil reais.

Não é pra ninguém ficar rico, e sim disponibilizar infraestrutura mínima para realização de materiais culturais. É pouco dinheiro, mas  teve também iniciativa privada que nos ajudou com alimentação, transporte, energia, figurino, enfim várias coisas que compõe uma filmagem.

Esse filme foi o pioneiro em qualidade fotográfica e técnica, e após isso o mercado ficou bem gostoso. A concorrência ficou ótima, e começaram a sair filmes melhores do que outros. Logo a RPC TV se obrigou a criar uma premiação para melhor curta, roteiro, som, fotografia, direção, cenário, computação, som, trilha, figurino, maquiagem, o que foi simplesmente fantástico para o setor.

Vamos fazer um cálculo básico e rápido: sendo um curta por semana, são 48 curtas por ano. É bastante vocês não acham? E isso independe de verba da Secretaria de Cultura. Esta oportunidade que a TV deu ao mercado  foi reconhecida com o empenho dos profissionais na realização de materiais de alta qualidade.

O curta que fizemos, Contratempo, aconteceu no cenário de um hospital construído em estúdio. Dois dias trabalhando na construção com o cenotécnico Jamil para fazer corredores, sala de espera quarto e um centro cirúrgico e o projeto do cenário foi feito por mim.

Aí vem a pergunta, vocês fabricaram um cenário e só gastaram 20 mil reais? Sim. Madeira, tinta, móvel e todos os elementos cedidos por apoiadores,  um trabalho de produção muito competente, ágil e bem feita.

A verba de 20 mil reais foi usada para pagar cachês para equipe e atores. Cachês simbólicos, mas que foram distribuídos com a equipe, afinal de contas, o aquecimento do mercado foi o grande barato da iniciativa da TV.

O objetivo da Biss filmes & Coisas é trabalhar intensamente para que nossas obras e as de outras produtoras sejam veiculadas e gerem profissionais cada vez mais qualificados para o mercado. Não é difícil é?

Espero que gostem do curta. Confiram ele logo abaixo:



Obs: Explicando mais uma vez, que esse curta foi produzido em Curitiba. Faz parte do meu portfólio e por isso está sendo postado aqui. Só estou ressaltando a excelente iniciavita da RPC TV!

por Marcelo Biss,
Diretor de Fotografia

4 comentários:

  1. FICHA TÉCNICA:

    SOM DIRETO: REINAÇDO CALMON FREIRE, MAURÍCIO J
    FOQUISTA: GENILSON DA SILVA MORETI
    ELÉTRICA: CARLOS EDUARDO (PITUCA)
    CINEGRAFISTA: KELVEN QUEIROZ
    ASSISTENTE DE CÂMERA: CRISTIANO OLIVEIRA
    ASSISTENTE TÉCNICO: FÁBIO OLIVEIRA
    COLORISTA: DIEGO REBELO
    TRILHA SONORA E SONOPLASTIA: EDUARDO LEHR
    EDIÇÃO/FINALIZAÇÃO: CÍCERO BRITO
    COMPUTAÇÃO GRÁFICA: ALESSANDRO BARBOSA
    CENOTÉCNICO: JAMIL JARENKO E MARCELO JARENKO
    MAQUIAGEM: SUELI QUEIROLO
    PRODUÇÃO DE ELENCO: RAFAEL ROSI E BIEL PIOVEZAN
    DIREÇÃO DE ARTE: LUANA BOSCARDIN
    PRODUÇÃO DE OBJETOS E LOCAÇÃO: MICHELINE GARCIA
    PRODUÇÃO DE INFRA: CLÁUDIA CHOCIAY E LUCIANA MARQUES
    FIGURINO: TRÍCIA ANDRÉIA DE ALMEIDA E EIKA YABUSAME
    ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: TATIANA DEDINI E JORDAMA MACHADO
    ESTAGIÁRIO (CENTRO EUROPEU): LUCAS BOGO
    COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: ADRIANA BATISTA(PEOPLE)
    DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: MARCELO BISS
    ASSISTENTE DE DIREÇÃO: FELIPE RATTO
    PRODUTOR EXECUTIVO RPC: EDUARDO DO AMARAL
    PRODUÇÃO EXECUTIVA: KHARIME SABORIDO
    ROTEIRO: MÁRIO LOPES, FERNANDO SEVERO E BETO CARMINATTI
    DIREÇÃO: BETO CARMINATTI, FERNANDO SEVERO

    ResponderExcluir
  2. Curta de ótima qualidade. Um pouco previsível, mas ficou muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. este foi produzido pela BETACINE..né? nao pela bis e filmes////

    ResponderExcluir
  4. Exatamente amigo "Anônimo"!
    Em momento nem um no post foi dito que foi feito pela biss filmes, não sei se reparou, mas é que a direção de fotografia foi feita pelo Marcelo Biss, portanto, faz parte do seu portfólio!

    Ass: Bruno López, moderador das midias sociais

    ResponderExcluir